quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A História dos óculos

De onde surgiram os óculos?

Que pergunta intrigante, como as pessoas de antigamente enxergavam, quando surgiram os primeiros óculos, onde surgiram quem são considerados os inventores originais. Vamos agora acompanhar toda essa trajetória Histórica e Ocular, sobre o surgimento e aperfeiçoamento dos óculos.

           
Linha do tempo:

-----------------------500a.C-----------------------d. C--------------1270--------------------------
    Primeira evidência do óculos                                  Surge o primeiro óculos
                                                                                      na Alemanha

As primeiras investigações:
            As evidências dos óculos já existiam desde muito tempo atrás, no começo eram usados apenas como um orifício feito para a cabeça das armaduras dos soldados, o que já permitia os fazerem enxergar durante as batalhas.
           
Os primeiros relatos históricos:
Alguns séculos mais tarde (500 a.C.) na China, foi registrado a primeira referência sobre sua existência na antiguidade, estudadas nas anotações dos textos do filósofo chinês Confúcio.

O óculos, e sua história em vários lugares:
Grécia:
Acreditavam que a deficiência visual, não estava ligada ao cérebro ou ao olho, era designada no coração de acordo com as suas emoções. Tirésias – filósofo grego- tentou justificar sua teoria com a frase que diz que: ” A verdade não deve ser vista mais ouvida”.Enquanto isso em outras escolas filósofas, os métodos de transmissão para deficientes visuais eram feitos com o auxilio de escribas.




Roma:
Já, porém, alguns séculos mais tarde em Roma, aproximadamente no reinado de Nero (II d.C.), surgiu-se o conceito a moda com o seu “aperfeiçoamento de óculos” que eram a base de lâminas e esmeraldas que ampliavam o tamanho das coisas e protegia a vista dos raios solares. Não apenas de esmeraldas eram fabricadas essas “lentes”, más também de todo tipo de pedras preciosas, como o berilo e o cristal, que foram usados anteriormente para a correção visual de perto. Essas lentes eram fabricadas por vidreiros e artesãos da republica de Veneza.


                                                             O primeiro óculos:
O primeiro óculos foi desenvolvido na Alemanha, por volta de 1270. Feito a base de ferro, com aros grandes, unidos por rebite. Também nesse mesmo século surgiram outros modelos como, por exemplo, em Florença. As primeiras peças fabricadas eram pesadas e desconfortáveis.    
Más com o passar do tempo aperfeiçoamentos foram realizados, e o óculos foi ficando cada vez mais prático, elegante, sofisticado e útil.
      

Dados acima inspirados no site: http://www.cbv.med.br/jornal/saibamais

                                                  
Hoje em dia:

            Atualmente existem vários modelos e estilos de óculos, que definem a sua personalidade, o seu estilo, várias marcas e ópticas foram criadas para sua orientação, sobre o modelo que mais combina com o seu tipo de rosto.
 
             
 Rosto quadrado:            

A testa larga e o maxilar saliente pedem armações arredondadas, que ampliam a área dos olhos.

Rosto redondo:

Queixo e a testa arredondados, aposte nas armações quadradas ou retangulares. Tons claros disfarçam o volume acima e abaixo da linha dos óculos.

Rosto triangular:

Testa grande e queixo fino pedem modelos estreitos.Evite armações com a parte inferior baixa, que cubram as maçãs do rosto. Para os solares, prefira lentes em degradê.
Rosto oval:
 Todos os tipos de armação ficam bem. Tome cuidado apenas com aqueles que contrastam com a pele, para não pesar no visual.

Informações acima baseadas no site: http://claudia.abril.com.br/materias/3255/?pagina1&sh=32&cnl=38&sc=



 Outras opções se não óculos?

         Más se você faz o tipo que não gosta de lentes, óculos, armações e quer disfarçar, com algo que não apareça muito, aposte nas lentes de contato, claro que com o auxilio de um oculista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário