Os telégrafos, aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos, foram inventados pelos americanos Joseph Henry e Samuel Morse, em 1835. Morse foi o primeiro a introduzir as linhas telegráficas no mundo inteiro, baseadas no sistema de pontos e traços na codificação das mensagens.
Mais tarde, em 1872, o francês Jean Maurice Émile Buador, inventou um método de divisão da mensagem em vários canais. Os telégrafos, embora fossem substituídos pelos telefones e outros meios de comunicação, hoje em dia, foram muito importantes para sua época, suas linhas se espalharam pelo mundo todo no século XIX, chegando ao Brasil somente em 1852.
O que é
Aparelho que, por meio de sinais convencionados, transmite mensagens rapidamente e à distância. O telégrafo é um sistema criado para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.
Construção:
Materiais:
-um pedaço de madeira de mais ou menos 20x30 cm, com dois cm de espessura
-uma lâmpada de lanterna de 1,5 volts
-uma lata (pode ser de leite condensado)
-dois parafusos
-uma pilha
-fios elétricos, tipo “cabinho duplo”, nº 20
-esparadrapo
-uma lâmpada de lanterna de 1,5 volts
-uma lata (pode ser de leite condensado)
-dois parafusos
-uma pilha
-fios elétricos, tipo “cabinho duplo”, nº 20
-esparadrapo
Corte um pedaço de lata e dobre-o como indica a figura 1. Em seguida fixe-o no pedaço de madeira com um parafuso e coloque outro parafuso imediatamente abaixo da parte mais alta do pedaço de lata (figura 1). Feito isso, o negócio agora é instalar a lâmpada. Faça um furo na madeira, sem atravessar a madeira (figura 2). No fundo do buraco que você abriu, coloque mais um pedaço de lata, que é para dar contato com a lâmpada. Depois você fura a madeira de modo que possa enfiar um fio que chegue até a base da lâmpada (figura 3). Agora, o fio que você tem é composto por dois ramos paralelos. Com um canivete ou faca, descasque 1 cm de cada ponta e prenda a ponta de um dos ramos do fio no pedaço de lata que serve de contato para a base da lâmpada. Amarre a ponta do outro ramo do fio em volta do bulbo da lâmpada, como mostra a figura 3, cuidado não deixe encostar as duas pontas. Evite também que o pedaço de lata encoste na rosca da lâmpada. Caso o buraco na madeira esteja folgado para a lâmpada, use esparadrapo em volta da rosca até ajustá-la ao buraco. Agora é só você instalar uma pilha elétrica de lanterna, como indica a figura 4. Você deve pegar outro fio (também duplo), cortar um dos ramos, descascar as pontas e colocar a pilha entre as duas pontas. Depois, prenda com esparadrapo (figura 5). A seguir, prenda a ponta do outro ramo no parafuso que segura o pedaço de lata, que deve ser colocado antes na madeira. Então prenda a ponta do ramo (do fio que está preso na outra ponta da pilha elétrica) no parafuso que está debaixo da lata (veja a figura 4). Finalmente seu irmão ou seu amigo deverá ter um aparelho igual ao seu. Assim vocês poderão trocar mensagens de uma casa para outra ou de um quarto para outro. Somente depende do tamanho do fio. Para ligar os dois aparelhos é só você consultar a figura 4. |